quinta-feira, 29 de maio de 2014

MATEMÁTICA: APRENDENDO A VOLTAR O TROCO

Foi muito legal essa aula de matemática.

Formando vários números na sala de aula. 

Construindo o numero 85.

Trabalho em grupo com dinheirinho.

Fim  do trabalho.

Trabalhando com notas de mentira.

APRESENTAÇÃO NA RODA

Musica na roda. A banda e A Garota de Ipanema.

A  história da chapeuzinho branco.

Historia do Rabanete.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

CONHECENDO OS MELHORES COMPOSITORES

Pixinguinha

Músico brasileiro

Biografia de Pixinguinha:

Pixinguinha (1897-1973) foi músico arranjador, instrumentista e compositor brasileiro. Autor do choro “Carinhoso” e "Rosa". Também popularizou os instrumentos africanos como o tamborim, a cuíca e o tamborim. É, ao lado de Noel Rosa e Cartola, um dos maiores representantes da música brasileira.
Alfredo da Rocha Vianna Filho nasceu no Rio de Janeiro. Era neto de africanos e cresceu no bairro de Cidade Nova, bairro onde se encontrava boa parte da população negra da cidade.
O nome Pixinguinha resulta da junção de dois apelidos: Pizim Dim, que significa “menino bom” no dialeto africano, e Bexiguinha, apelido que obteve depois que contraiu a varíola.
Pixinguinha compôs o primeiro choro com apenas 13 anos, “Lata de Leite”. Tocou flauta profissionalmente e fez várias orquestrações para o cinema, teatro e circo.
Em 1917, gravou canção de sua autoria, a “Valsa Rosa”, e em 1918, o choro “Sofres Porque Queres”. Criou o conjunto “Os Oitos Batutas”, que viajou pela Europa em excursão.
A canção “Carinhoso” recebeu o prêmio “Letra de João de Barro” e se transformou em sucesso em 1937, embora o choro tenha sido composto em 1928.

Em 1962, escreveu a música para o filme “Sol sobre a Lama”, com letra do poeta Vinícuis de Moraes.
Morreu de infarto no Rio e Janeiro

UM POUCO MAIS DE MÚSICA

Carinhoso

Pixinguinha

Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo,
Mas mesmo assim foges de mim.
Ah se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero.
E como é sincero o meu amor,
Eu sei que tu não fugirias mais de mim.
Vem, vem, vem, vem,
Vem sentir o calor dos lábios meus
À procura dos teus.
Vem matar essa paixão
Que me devora o coração
E só assim então serei feliz,
Bem feliz.
Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz

http://letras.mus.br/pixinguinha/358582/

VÍDEO: A BANDA (CHICO BUARQUE)

Quem canta seus males espanta!O ditado é antigo, mas diz muito...
É na escola que temos contato com a cultura de nosso povo.
https://www.youtube.com/watch?v=WZWcpEgJZAY

terça-feira, 20 de maio de 2014

BIOGRAFIA: Chico Buarque

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque(Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), é um músico, dramaturgo e escritorbrasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceria com outros músicos e compactos.2
Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Cesário Alvim, escreveu seu primeiro conto aos 18 anos,3 ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a músicaA Banda. Socialista declarado4 5 autoexilou-se na Itália em 1969, devido à crescente repressão do regime militar do Brasil nos chamados "anos de chumbo", tornando-se, ao retornar, em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no país. Na carreira literária, foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com Estorvoe o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como porLeite Derramado, em 2010.
Foi casado por 33 anos (de 1966 a 1999) com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas, Sílvia Buarque, Helena e Luísa.6 7 Chico é irmão das cantoras MiúchaAna de Hollanda e Cristina. Ao contrário da crença popular, Aurélio Buarque era apenas um primo distante do pai de Chico.8
Em 2 de dezembro de 2012, foi confirmado por Miguel Faria, um documentário, do qual apresentará um show de Chico, organizado para a produção, mesclado com depoimentos dele e de outros nomes da música nacional, além de encenações com personagens das canções mais famosas do artista.